Estudos Ambientais

Os Estudos Ambientais estão ligados diretamente ao planejamento, gestão e manutenção da conservação socioambiental dos ecossistemas terrestres e dos usos múltiplos, podem ser realizados anteriormente e posteriormente a implantação de qualquer empreendimento que exerça influência sobre o meio físico, biológico ou socioeconômico em seu entorno. 

A ECOgreen possui uma equipe multidisciplinar que realiza estudos ambientais em diversas área de atuação. Os estudos realizados pela ECOgreen são:

Plano Ambiental de Uso e Conservação do Entorno do Reservatório Artificial (PACUERA)

O PACUERA é o conjunto de diretrizes e proposições com o objetivo de disciplinar a conservação, recuperação, o uso e ocupação do entorno de reservatórios artificiais, respeitando os parâmetros estabelecidos na Resolução do CONAMA Nº 302, de 20 de Março de 2002. Objetiva contribuir para a tomada de decisão nas áreas social, ambiental e institucional; para o direcionamento adequado do uso e ocupação do solo no entorno dos reservatórios; para o aproveitamento do potencial de usos múltiplos das águas e para a gestão integrada do empreendimento. 

Avaliação Ambiental Integrada

Consiste na avaliação dos impactos cumulativos e sinérgicos dos empreendimentos hidrelétricos planejados para uma determinada bacia hidrográfica, considerando as potenciais interferências dos demais planos e programas e estabelecendo diretrizes para a implantação de novos empreendimentos.