Lagartas, mandorovás, bicho cabeludo e taturanas (Lonomia)

 

Lagartas, rugas, mandorovás, bicho cabeludo e taturanas identificam as larvas de lepidópteros, ou seja, borboletas e mariposas de hábito diurno e noturno respectivamente. A espécie Lonomia Sp. é comumente encontrada no sul do Brasil e possui diversos tamanhos e cores, normalmente apresenta coloração longitudinal diferente das demais áreas do corpo e espinhos pontiagudos em formato de “pinheirinho”. 

 

Apesar de beleza incontestável grande parte destas lagartas são venenosas. A manifestação inicial após o contato é dor e irritação imediatas no local atingido; dor de cabeça e náuseas; sangramentos através da pele, gengiva, urina, pequenos ferimentos e nariz, a vítima pode ter hemorragias que podem levar à morte.

Este espécime foi encontrado na Mata Atlântica do Litoral Paranaense, por isso, lembre-se, ao entrar na mata, principalmente no verão, não esqueça de proteger os pés, pernas e braços, assim como verificar onde irá se apoiar, pois, normalmente os acidentes ocorrem nestas ocasiões.

Se mesmo com todos estes cuidados você entrar em contato com uma destas lagartas procure o posto de saúde ou hospital mais próximo.